conecte-se conosco


Política MT

Seduc confirma a implantação da Escola Militar em Jaciara

Publicado

em

Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS

A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), Marioneide Angélica Kliemaschewsk, se reuniu na última quarta-feira (12) com os deputados estaduais Delegado Claudinei (PSL) e Max Russi (PSB) para discutir a implantação da Escola Militar Tiradentes no município de Jaciara (MT),  obra que também contará com a parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a prefeitura municipal.

Marioneide explica que durante 30 anos, o estado contava com apenas uma escola militar e hoje, já são oito. Só que ela aponta uma preocupação em relação a sete destss instituições de ensino que funcionam em prédios locados. “Nós fizemos sete escolas militares, estão todas em prédio locado, isso eu não quero fazer na minha gestão. Eu tenho que garantir a segurança da criança que está lá, porque tive que enfrentar problemas com locatários que pediram o prédio e onde vou colocar os alunos”, preocupa a secretária.

Ela ressaltou que a educação deve atender uma demanda social e, nos últimos anos, uma das principais solicitações que recebe é a necessidade da implantação de escolas militares ou ampliação. “Essa de Jaciara deve ser a nossa nona (escola militar), a de Sinop, a décima, sempre dentro do regime de colaboração. Quando a prefeitura, através da secretaria municipal de educação, nos procura e nos solicita o apoio em regime de colaboração doando um prédio público, novo para implantação da escola militar”, esclarece.

O parlamentar Delegado Claudinei avaliou que a implantação da escola militar será um avanço para Jaciara, sendo de grande interesse pelos gestores do município. “Eu e o deputado Max estamos empenhados na concretização desta causa. Afinal, temos uma escola municipal com mais de 500 vagas que está prevista para terminar até o final do ano. O prefeito tem interesse e se precisar, até com móveis, ele poderá ajudar. Esta é uma grande oportunidade para os moradores”, posicionou-se.

A gestora estadual de Educação lembrou a secretária de educação de Jaciara, Ana Paula Bueno, de que enviará nos próximos dias uma equipe da Seduc para visitar a escola e fazer uma pesquisa ‘in loco’ para gerar um parecer técnico. Logo, será possível a elaboração de todos os processos necessários, como finalização da obra, aquisição de mobiliário, processo seletivo de professores e alunos. “A intenção é que tudo fique pronto entre os meses de outubro e novembro e, assim, os alunos possam se matricular na instituição”, conclui a secretária estadual de educação.

Estiveram presentes os vereadores da Câmara Municipal de Jaciara, presidente Vanderlei Oliveira (PSB), Sidney de Souza Soares (MDB), Cloves Pereira da Silva (PR), Adanan Alli Ahmad (Solidariedade), Tiago dos Santos (PT) e o secretário de Governo, Cleiton Godoi.

Reunião – No início do mês de abril, o deputado Delegado Claudinei teve um encontro com representantes da prefeitura e câmara municipal de Jaciara que pediram apoio para projetos na área de educação, entre eles, a implantação da escola militar Tiradentes. Na oportunidade, conheceu de perto a escola em fase construtivo que contará com 12 salas de aula e uma quadra poliesportiva.

Decreto – No início do ano, entrou em vigor o Decreto nº 9.665, de 2 de janeiro, que prevê o modelo cívico militar em escolas de todo o país. Essa lei, assinada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, permitirá que escolas estaduais e municipais possam aplicar modelos de educação já seguidos em colégios militares do exército, da polícia e Corpo de Bombeiros.

Canarana – No mês de fevereiro, os vereadores de Canarana (MT) enviaram ofício para o deputado Delegado Claudinei para realizar a articulação junto ao governo do Estado de Mato Grosso, no intuito de verificar as condições precárias das salas contêineres que atende os alunos da Escola 31 de Março.

No encontro na Seduc, o parlamentar conseguiu uma posição da Marioneide que já adiantou que o processo está em fase de finalização e que aguarda a documentação da prefeitura municipal para fechar o convênio. “A prefeitura mandando o convênio, essa escola será construída, sede própria. Já existe toda uma organização para isso, uma parceria entre a prefeitura e a Seduc e com a participação da vice-governadoria de Mato Grosso. Nos próximos dias já estamos fechando o convênio e junto a liberação de recursos para a retomada da obra da construção da nova escola da Canarana que é a Escola 31 de Março em substituição de prédio”, esclarece.

Maiores informações:Samantha dos Anjos (65) 99639.9715

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Requerimento cobra informações da merenda escolar

Publicado

em

por

Foto: JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deverá fornecer informações a Assembleia Legislativa a respeito dos critérios adotados para formação do cardápio da merenda nas escolas públicas administradas pelo governo do Estado. Isso por conta da aprovação do Requerimento nº 505/2019, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), na sessão ordinária do dia 10 de julho.

As informações serão consequências de respostas aos seguintes questionamentos: quais critérios são utilizados para a formatação do cardápio oferecido na merenda dos alunos da rede pública estadual de ensino? Qual o cardápio fornecido na rede pública estadual de ensino?  Existe uma padronização quanto aos alimentos ofertados para os alunos das escolas públicas estaduais localizadas na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e no restante do Estado?

Há ainda as seguintes questões: é possível aferir se existem problemas na distribuição da merenda aos estudantes da rede pública estadual de Ensino na Região do Vale do Rio Cuiabá e no restante do Estado? Caso não seja possível aferir os problemas na distribuição da merenda, qual a justificativa para a impossibilidade?

De acordo com a justificativa, o Parlamento busca ter conhecimento a respeito da comida fornecida na merenda escolar para que seja assegurado aos estudantes qualidade nutricional atendendo as diversas faixas etárias.

Continue lendo

Polícia

Política MT

Política Nacional

Polícia Federal

Mais Lidas da Semana