conecte-se conosco


Policial

Polícia Civil cumpre mandados contra quadrilha especializada em furtos de caminhonetes de luxo

Publicado

em

Assessoria | PJC-MT

Duas ordens judiciais, sendo um mandado de prisão e um de busca e apreensão, foram cumpridos em uma operação integrada, deflagrada na quinta-feira (23.05), pela Polícia Civil de Barra do Garças com apoio da Polícia Civil de Goiás. A ação realizada na cidade de Goiânia (GO) tem como alvo uma quadrilha especializada em furtos de caminhonetes de luxo que atua em Barra do Garças e região.

A operação deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças contou com a participação efetiva da Polícia Militar de Barra do Garças (ARI), a Polícia Rodoviária Federal, o Grupo de Operações de Dividas da Polícia Militar do Estado de Goiás (COD) e a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA/GO) que contribuíram com informações para identificação dos suspeitos

Os mandados, sendo um de prisão preventiva e um de busca e apreensão domiciliar, foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Barra do Garças. A quadrilha foi identificada por uma força-tarefa montada para investigar seis furtos de caminhonetes de luxo, modelo Toyota Hilux e SW4, ocorridos na cidade.

Os furtos ocorrerem entre os meses de janeiro a abril deste ano, trazendo um prejuízo financeiro que ultrapassa R$ 1 milhão. Segundo as investigações, os suspeitos identificados fazem parte de um grupo criminoso especializado em furto e desmanche de veículos, que não utilizavam armas ou ameaças para cometer os crimes.

Um dos identificados já havia sido preso, no ano de 2017, na operação 7º Mandamento, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos de Goiás (DERFRVA/GO), que apurou o furto de mais de 100 caminhonetes de luxo na região metropolitana de Goiânia (GO).

Segundo o delegado, Wilyney Santana Borges, que preside as investigações, a quadrilha agia na região de Barra do Garças há pelo menos 04 meses e vinha sendo monitorada pelo órgãos de Segurança durante a força tarefa montada.

“O grupo criminoso age de modo diferente da maioria das quadrilhas, pois quando se fala de crimes de subtração de veículos já se imagina roubos a mão armada, contudo, este grupo tinha uma técnica muito peculiar para furtar as caminhonetes, sempre da marca Toyota, sem que fosse necessário utilizar as chaves codificadas”, disse o delegado.

De acordo com a apuração da Polícia Civil, os furtos ocorridos em Barra do Garças foram os primeiros crimes praticados com este modo de agir no Estado de Mato Grosso. A quadrilha ainda pode estar envolvida no furto de outras 06 caminhonetes da mesma marca ocorridos nas cidades de Primavera do Leste e Campo Verde. Após furtar os veículos, o grupo fazia o desmanche e em seguida, as peças eram revendidas em lojas de Goiânia.

As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes da quadrilha.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

PC de MT sede 5º encontro nacional dos coordenadores de operações especiais

Publicado

em

por

Assessoria | PJC-MT

Coordenadores de dezessete unidades operacionais do Brasil estarão reunidos no 5º Encontro Nacional dos Coordenadores de Operações Policiais Especiais (CNCOPE), que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de junho, no Estado de Mato Grosso. A abertura será no dia 25 de junho (terça-feira), às 9 horas, na sede da Gerência de Operações Especiais (GOE), em Cuiabá.

O delegado chefe da Gerência de Operações Especiais, Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz, falou da realização do evento no Estado, que busca a padronização do conhecimento técnico e também compartilhar as boas práticas entre os grupos das Polícias Civis do País.

“É de suma importância, tendo em vista ser este o 5º Encontro. O primeiro encontro foi na Bahia, seguido depois dos estados: Parana, Rio de Janeiro e o quarto no estado de Goiás, todas unidades táticas tradicionais. O quinto encontro em Mato Grosso, mostra a importância da nossa Gerência. Esse encontro agrega muito valor e conhecimento para toda a polícia”, disse.

O CNCOPE é vinculado ao Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis do Brasil (CONCPC), que trata das questões administrativas e diretrizes das unidades táticas do Brasil, como um todo, que faz os apontamentos das diretrizes que devem ser usadas nas policiais civis de todo o país.

 

Continue lendo

Polícia

Política MT

Política Nacional

Polícia Federal

Mais Lidas da Semana