conecte-se conosco


Política MT

Deputado Thiago Silva lança projeto de artesanato para mulheres

Publicado

em

O deputado Thiago Silva  (MDB) lançou, em Rondonópolis, o projeto Flor do Cerrado para qualificação de mulheres de todas as idades, com cursos gratuitos de crochê e pintura em tecido. Inicialmente, a ação funcionará em dois polos. Um será no Centro Comunitário da Associação dos Moradores dos bairros Jardim Eldorado, Mirassol, Santa Fé e Copacabana e outro na Vila Olinda/Ana Carla.

O parlamentar ainda explica que o objetivo do Flor do Cerrado, que tem capacidade para atender 60 alunas, é gerar emprego e renda para as mulheres dos bairros da cidade. “Além de ensinar artesanato, o curso também vai trabalhar empreendedorismo. Dessa forma as mulheres terão condição de produzir e administrar o próprio negócio, sem a figura do atravessador”.

O Flor de Cerrado funcionará três vezes por semana, cada curso terá duração de 30 dias, com direito a certificação. “Nossas alunas terão oportunidade de aprender os princípios básicos do artesanato, até a produção de produtos de grande porte. Aqui tudo é de graça. Para frequentar as aulas, as mulheres precisam apenas de vontade e presença continua. É uma grande oportunidade disponibilizada pelo deputado Thiago Silva”, ressalta a professora Maura Silvério.

O presidente da Associação dos Moradores dos bairros Jardim Eldorado, Mirassol, Santa Fé e Copacabana Wilber Maciel agradeceu o apoio do parlamentar. “Esse é um projeto fundamental para os bairros de Rondonópolis. Vai qualificar e oferecer oportunidade de renda para dezenas de mulheres. Somos parceiros e estamos prontos para contribuir”.

O ativista comunitário da região da Vila Olinda e Ana Carla Joales Silva completou, afirmando que a inciativa pode mudar a realidade de muitas famílias. “Não tenho dúvida, se elas tiverem força de vontade vão longe. Muitas mulheres que estão matriculadas estão fora do mercado de trabalho e precisam de incetivo como este para complementar a renda em casa. Obrigado deputado Thiago Silva”, agradece.

Oportunidade que a dona de casa Eranilda Maria dos Santos, moradora do bairro Ana Carla, promete agarrar com “unhas e dentes”. Estou muito feliz. Não teria condições de pagar a mensalidade de um curso desse porte. Estarei presente em todas as aulas. Não vejo a hora de começar a vender meus produtos e fazer meu dinheirinho”.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Personalidades da indústria serão homenageadas hoje com a Medalha do Mérito Industrial

Publicado

em

por

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Doze personalidades da indústria mato-grossense que se destacaram ao longo da história na consolidação deste importante segmento, serão homenageadas em Sessão Plenária Especial nesta sexta-feira (24) com a “Medalha do Mérito Industrial”. A iniciativa é do deputado Carlos Avallone (PSDB), através do Projeto de Resolução nº 104/2019, aprovado recentemente na Assembleia Legislativa.

A Medalha do Mérito Industrial homenageia personalidades estaduais que merecem reconhecimento público por relevantes serviços prestados ao setor industrial. A Medalha trará no anverso a imagem de representação estilizada da Usina de Itaici, circundada na sua borda pelos dizeres “Mérito Industrial” e no reverso o Brasão de Armas do Estado de Mato Grosso. Os agraciados tem seus nomes aprovados pela Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo e receberão a honraria na semana que antecede o Dia da Indústria, comemorado anualmente em 25 de maio.

O deputado Carlos Avallone (PSDB) destaca a importância de homenagear pessoas que contribuíram significativamente para a consolidação da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), fundada em 25 de novembro de 1975. A principal entidade de representação das indústrias mato-grossenses é composta pelas entidades do Sistema S (Senai, Sesi e Instituto Euvaldo Lodi) e tem 38 sindicatos filiados de diversos segmentos industriais.

“Há 44 anos a Fiemt realiza ações voltadas ao desenvolvimento e à integração da indústria mato-grossense no contexto nacional e internacional, participando da formulação das políticas econômicas e sociais do estado e da região Centro-Oeste. Hoje temos mais de dez mil indústrias em Mato Grosso, que geram mais de 140 mil empregos, segundo dados de 2017. A indústria representa 16% do PIB do Estado e responde por 37,2% da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado. Pela importância do segmento num estado em franco processo de industrialização, que agrega valor à produção primária e gera milhares de empregos, considero justa a homenagem e o estímulo aos novos empreendedores”, disse o deputado Avallone.

Em sua dinâmica de atuação para trabalhar em prol da indústria, a Fiemt conta atualmente com 13 conselhos temáticos voltados para fomentar a competitividade das unidades fabris estabelecidas em Mato Grosso. O Serviço Social da Indústria (Sesi) mantém seis unidades na capital e interior, oferecendo serviços de saúde e segurança no trabalho, educação e lazer aos trabalhadores industriais e as comunidades locais.

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial totaliza 12 unidades em oito municípios, visando atender as principais necessidades da economia e do setor industrial local. O SENAI apoia 25 áreas do setor por meio da educação profissional e prestação de serviços técnicos e tecnológicos.

Serão homenageados com a Medalha do Mérito Industrial os ex-presidentes da Fiemt, Otacílio Borges Canavarros, João Barbuino Curvo Neto (In Memoriam), Ari Wojcik, Carlos Antônio de Borges Garcia, Alexandre Furlan, Nereu Luiz Pasini, Mauro Mendes Ferreira e Jandir José Milan. Também serão agraciados os empresários João Nicolau Petroni, Luiz Carlos Lomba Mello, Leopoldo Mário Nigro e Arquimedes Pereira Lima (In Memoriam).

Esta semana, em reunião na sede da ALMT, o atual presidente da Fiemt, Gustavo Pinto Coelho de Oliveira, entregou ao fundador e primeiro presidente da entidade, Otacílio Canavarros, cópia da Carta Sindical através da qual o Ministério do Trabalho autorizou o funcionamento da Federação mato-grossense, na presença do deputado Carlos Avallone.

Continue lendo

Polícia

Política MT

Política Nacional

Polícia Federal

Mais Lidas da Semana