conecte-se conosco


Mulher

Como lavar toalhas de banho? Profissional ensina o passo a passo e dá dicas

Publicado

em

Apesar de não ser uma tarefa complicada, o processo de como  lavar toalhas de banho ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. De fato, mesmo que não seja difícil realizar a lavagem dos itens, é fundamental ter certos cuidados para que as peças estejam sempre macias e não tenham o seu poder de absorção prejudicado.

toalhas de banho
Shutterstock

Saber como lavar toalhas de banho corretamente é essencial para deixá-las macias e não prejudicar a absorção das peças

Para ensinar a como lavar toalhas de banho corretamente, a reportagem do Delas conversou com Sonia Rocha, gerente de Desenvolvimento de Projeto e Qualidade da mmartan. A profissional ensina o passo a passo e traz algumas dicas importantes, que devem ser lembradas e colocadas em prática no dia a dia.

Afinal, como lavar toalhas de banho?

toalhas de banho
Shutterstock

Passo a passo ensina como deve ser o processo de lavagem das toalhas; objetivo é deixá-las limpas, macias e cheirosas

  1. Separe as toalhas por tonalidade, sem misturar outros tecidos junto à lavagem, pois elas devem ser lavadas apenas com outras toalhas;
  2. Verifique se os filtros da máquina estão limpos e adicione a quantidade recomendada de sabão. Utilize alvejante apenas em caso de roupas brancas, de forma moderada, e intercale o uso do amaciante entre uma lavagem e outra;
  3. Analise se não há rebarbas no tambor da máquina; elas podem puxar fios das toalhas, comprometendo a aparência dos itens;
  4. Encha a máquina de água, respeitando o nível indicado de acordo com a quantidade de sujeira e o volume de peças a lavar e selecione o ciclo de água fria. 

Tenha cuidado com a quantidade de sabão

O excesso de sabão – seja líquido ou em pó – pode fazer com que o tecido fique duro com o passar do tempo devido ao acúmulo de resíduos que irão obstruí-lo. A máquina de lavar, por sua vez, não consegue tirar o excesso do produto durante o enxágue.

Esse processo torna a toalha menos suave e degrada a fibra de algodão que, por ser natural, sofre com tratamento intensivo de produtos químicos. Com isso, ao contrário do que se pensa, o uso do sabão em excesso não significa melhor eficiência na limpeza, que tem por objetivo deixar as toalhas macias , cheirosas e prontas para serem usadas novamente .

Amaciante é bem-vindo, mas de forma moderada

toalhas de banho
Shutterstock

Uso de amaciante é bem-vindo nas lavagens, mas é preciso cautela ao usá-lo, uma vez que pode prejudicar a secagem

Poucos sabem, mas o amaciante pode ser um grande vilão para a fibra de algodão, por exemplo. Por ser feito à base de gordura, a substância cria uma pequena camada, que funciona como um repelente de água, ou seja, o tecido perde a capacidade de secar. Para evitar esse tipo de problema, a recomendação é que se alterne o uso deste produto entre uma lavagem em outra. 

Qual a forma certa de secagem?

A recomendação é fazer a secagem à sombra, pois o calor do sol pode danificar a toalha, ressecar as fibras e fazer com que a peça fique com aspecto grosseiro e toque áspero. A fibra de algodão, naturalmente, tem certo percentual de umidade e isso é um dos fatores que contribuem para o toque macio e confortável. Logo, não é indicado submeter às fibras ao calor excessivo. 

Vale também ressaltar que sol em excesso pode ocasionar o desbotamento das cores, principalmente no caso de tons mais intensos ou escuros. O ideal é escolher um local ventilado e evitar deixá-la molhada por um período longo. Isso porque a umidade também pode enfraquecer as fibras, além de criar um ambiente para a proliferação de microorganismos. 

Pode usar ferro de passar?

passar toalha
Shutterstock

Uso do ferro de passar nas toalhas é bastante frequente; mas, afinal, essa é a melhor opção para as fibras das peças?

Apesar de ser comum encontrar pessoas que usam o ferro de passar nas toalhas, a prática não é recomendada. Isso porque o calor queima e prejudica as fibras do produto, deixando-as ásperas, sem brilho e, além disso, faz com o que elas percam sua eficácia na hora de secar o corpo ao longo do tempo.

Até mesmo o ferro a vapor também não é indicado, já que ele pode fazer com que o produto absorva umidade excessiva. Isso propicia a proliferação de microorganismos que podem trazer prejuízos à saúde. Aproveite que, agora, você já sabe  como lavar toalhas de banho e permita que suas peças fiquem sempre macias e confortáveis.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Mãe tem surpresa após levar filha com mancha escura no céu da boca ao hospital

Publicado

em

por

Darian Depreta decidiu levar sua filha, Bella, ao médico depois que uma mancha escura apareceu no céu da sua boca. Conforme conta em uma publicação em seu perfil do Facebook, a mulher diz que tentou limpar para ver se conseguia removê-la, mas não teve sucesso. Por isso, em seguida, junto com sua mãe, ela levou a pequena para o hospital. 

Leia também: Mãe faz alerta após filho de sete meses ter reação alérgica grave e quase morrer

menina com papelão no céu da boca arrow-options
Reprodução/Facebook/Darian Depreta

A filha de Darian Depreta apareceu com uma mancha escura no céu da boca, o que deixou a mãe assustada e preocupada

Ao chegarem lá, uma enfermeira tenta eliminar a mancha e, segundo Darian, a profissional diz que nunca viu nada parecido. Ainda de acordo com a postagem, os médicos sugeriram que fosse uma mancha de nascença, mas a mãe nega e, além disso, informa que sempre vê a boca da menina. 

Depois de 30 minutos, a enfermeira decide dar uma olhada novamente. “Eu aponto que parece um pouco branco do lado e a profissional tenta raspar”, explica. Em seguida, todos percebem que a mancha em questão não era nenhum problema sério de saúde, mas, na verdade, um pedaço de papelão

Leia também: Mãe faz alerta após filha desenvolver doença grave e ficar com manchas na pele

Darian conta que ficou envergonhada e não planeja voltar naquele hospital nunca mais. Ainda diz que ficou rindo e chorando por cinco minutos após a descoberta.

A publicação viralizou e recebeu mais de 34 mil reações e 19 mil compartilhamentos. Em seguida, a mãe edita o texto para explicar que agradece pela filha não ter engasgado com o material. 

“A única razão pela qual foi postado foi porque depois de chorar, entrar em pânico e tentar descobrir o que era (os médicos nem sabiam), ela está bem. A risada foi depois da tempestade de tudo”, afirma. 

Leia também: Menina vai parar em hospital sem conseguir andar por brincar demais

Por fim, ela explica que não deixa a menina comer papelão, responsável pela mancha . “Ela tenta mastigar tudo e encontrou a caixa enquanto eu estava carregando a lava-louças, o que eu naturalmente tirei dela imediatamente. Eu só não percebi que um pedaço ficou preso”, finaliza.

Continue lendo

Polícia

Política MT

Política Nacional

Polícia Federal

Mais Lidas da Semana